(021) 98880-7858      contato@fabianawanick.com.br    |   
Foto - Dr Fabiana Wanick

Dra. Fabiana Wanick

CRM - 653810
RQE - 10932

A Dra Fabiana Wanick decidiu ser médica ainda na infância, provavelmente influenciada pelo respeito, carinho e cuidado que seu pai, que era ginecologista e obstetra, tinha com suas pacientes. Ainda na faculdade, assistiu a diversas cirurgias e muitas vezes o acompanhava nos plantões. Foi aí que começou a gostar da cirurgia e pequenos procedimentos. 

Realizou sua graduação em medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 1992 e 1998. Se encantou pela especialidade de dermatologia e pelo fato de poder exercer com ela sua preferência pelo atendimento clínico e de pequenos procedimentos cirúrgicos. 

Por isso, entre 1999 e 2001, fez pós-graduação em dermatologia no Hospital Estadual Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ) e começou a atender no consultório que dividia com seu pai assim que terminou a pós-graduação. No início da carreira, chegou a atender em até 7 locais diferentes distribuídos entre segunda e sábado, o que a trouxe uma vasta experiência.  

Entre 2002 e 2005 fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, nesse período, atendia no ambulatório de dermatologia genital, cuidando e pesquisando sobre pacientes que sofriam de problemas dermatológicos em uma região que poucos ginecologistas, urologistas e mesmo dermatologistas tinham interesse. A possibilidade de fazer uma conexão com a especialidade de seu pai foi um diferencial em sua formação.

Em 2005, passou em um concurso federal do Ministério da Saúde e começou a trabalhar no Hospital Federal de Bonsucesso. Teve a oportunidade de conviver com pessoas maravilhosas e ter o prazer de ensinar residentes em dermatologia. No inicio, fez ambulatório de dermatologia clínica, de pequenos procedimentos, de doenças sexualmente transmissíveis e de cosmiatria. 

Naquela época, a cosmiatria estava começando a aparecer mais no dia a dia do dermatologista, e era muito procurada também no consultório médico. As pacientes vinham cuidar de problemas de pele, mas também queriam saber sobre os cuidados ou tratamentos para ter uma pele mais bonita, lisa, sem manchas e rugas. Aos poucos, o movimento no ambulatório de cosmiatria foi aumentando e a Dra. Fabiana teve o total apoio do chefe do serviço na época para fazer pesquisas, desenvolver protocolos e começou, então, a dar aulas em congressos sobre alguns dos temas que estudava. 

Foi aí que se encontrou e se apaixonava cada vez mais pela dermatologia, essa especialidade tão fascinante, tão ligada ao emocional e que cuida de algo tão exposto, como a pele – totalmente visível. A base de dermatologia clínica, cirúrgica e genital a deu preparo suficiente para fazer cosmiatria com respeito, seriedade, responsabilidade e sensibilidade. 

Sempre em busca dos porquês, Dra. Fabiana Wanick resolveu fazer doutorado, entre 2012 e 2016, dessa vez, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Estudou sobre remodelação de colágeno após injeção de ácido hialurônico na região da face, tema superimportante e que vem sendo cada vez mais procurado nos consultórios e publicado em todas as revistas médicas de credibilidade. 

Nos últimos anos, o conhecimento sobre anatomia da face e o modo com que as mudanças vão surgindo à medida que envelhecemos, e como os procedimentos de cosmiatria dermatológica ajudam nas diferentes camadas do rosto, desde o crânio, são os temas que mais se interessa. Tratamentos com toxina botulínica, preenchedores de ácido hialurônico e bioestimuladores são os principais focos dos seus estudos hoje em dia. 

Apesar de não trabalhar mais no Hospital Federal de Bonsucesso desde 2018, a Dra. Fabiana tem participado de muitos eventos científicos como palestrante e dando cursos sobre essas técnicas que a fascinam. Desde de 2011 também atua como speaker da Allergan, trabalho que a estimula a estudar mais e fazer cada vez melhor para poder compartilhar seu conhecimento com dermatologistas e cirurgiões plásticos viajando por todo o Brasil. 

Algumas vezes no ano, a Dra. Fabiana Wanick ministra para pequenos grupos de médicos seus próprios cursos hands on em sua clínica. Desde de 2019 faz parte de um grupo internacional de mentorship do Dr. Mauricio de Maio, criador da técnica Md Codes. Neste grupo, recebe treinamento e se prepara ainda mais para divulgar essa técnica para outros colegas. 

Dra. Fabiana tem alguns artigos publicados e capítulos de livros sobre os mais diferentes temas. Atualmente, trabalha todos os dias em sua clínica, espaço que equipou com aparelhos de alta tecnologia e comprovação científica para queixas faciais e corporais, além de contar com profissionais aptos a executar protocolos e oferecer um atendimento de excelente qualidade.

Agende sua consulta!